ESCOLA TERRA MATER

terça-feira, 18 de outubro de 2011

1º Ano - Ens. Fund. I - Projeto de leitura escrita


            As crianças ao entrarem na Escola Terra Mater são colocadas naturalmente em situação de leitura-escrita. O processo desenvolvido então se caracteriza por um projeto que a acompanhará durante toda sua permanência na escola.
            Esse processo de aquisição e desenvolvimento da leitura-escrita, passa por uma série de etapas e tem o texto como base do ensino aprendizagem.
            Especificamente com as crianças de 6 anos, o foco do trabalho está centrado no texto de referência, no ditado a moda de adulto e produção textual.
            Entendemos que as situações de aprendizagem praticadas pelas crianças constituem-se em atividades encadeadas umas nas outras, resgatando etapas anteriores e anexando novos desafios.
           
            O conjunto das atividades desenvolvidas seguiram as seguintes fases:

            Fase 1 – apresentação e discussão do projeto com os alunos: objetivo do trabalho, atividades e produto final.

            Fase 2 – atividade coletiva de expressão oral.

            Fase 3 – atividade coletiva de construção do texto de referência (ditado à moda adulto).

            Fase 4 – desenho individual de um episódio da história.

            Fase 5 – atividade individual de produção de escrita.

            Nessa fase a criança planifica um projeto de escrita (comentário) a partir do seu desenho. Com a ajuda do professor, ele vai construir seu texto, determinar a palavra que vai escrever e vai procura-la nas fontes  de referência: texto do próprio livro de leitura, banco de palavras da própria história, guia de palavras, dicionário e textos expostos nos murais.
            O texto de referência consiste numa atividade complexa que se articula com outras atividades mais específicas que permitem aprofundar, consolidar, automatizar um ou vários componentes do saber em jogo na leitura-escrita.